terça-feira, 5 de maio de 2015

Memórias do V Congresso Luso Brasileiro de Arteterapia

Olá pessoas queridas!
Compartilhando.....

Nos dias 01 e 02 de Maio em Botafogo - Rio de Janeiro, aconteceu o V Congresso Luso Brasileiro de Arteterapia, organizado pela Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro-AARJ, com apoio de União Brasileira de Associações de Arteterapia - UBAAT e parceria com a Sociedade Portuguesa de Arteterapia - SPAT.

O evento foi dinâmico,criativo e com diversas possibilidades de aprendizado  nas palestras, mesas temáticas, temas livres, mini cursos, bem como nas oficinas, performances, etc.

A Palestra Magna contou com a presença do Dr. Carlos Amadeu Byington, médico psiquiatra e analista junguiano que desenvolveu o tema: Arquétipo e História.

A Mesa Temática: Arte, Saúde e Transformação contou com  a presença do Dr. Wilson Freire, Médico e Cineasta que desenvolve um belíssimo trabalho arteterapêutico na Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), que nesta ocasião discorreu sobre o tema: A dádiva do cuidar, princípio das Humanidades. Relatou sobre a importância da Arteterapia para o campo da medicina como um todo, citando como exemplo o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco que conta com o projeto  que disponibiliza oficinas de arteterapia para pacientes pediátricos. 
Dr. Carlos Carlos Vital - Presidente do Conselho Federal de Medicina(Brasília) e o Dr. Francisco Barbosa Neto, Diretor Executivo da Ass. Brasileira de Educação Médica (ABEM - FIOCRUZ -RJ) destacaram a importância da Formação humanística e humanitária, frisando que: "A arte tem seu próprio espaço dentro da medicina", daí a importância da Arteterapia se fazer cada vez mais presente nesse contexto.

Momentos importantes foram as Palestras Memória e História: O resgate de Identidade pelas histórias ancestrais, Ministrada pelo Dr. Walter Boechat (RJ). O Ser Sélfico na construção da Saúde Psíquica - Cristina Alessandrini (UBAAT) e Psicogênesis: Criação e progresso interior-Dr. Ruy Carvalho, Presidente da Sociedade Portuguesa de Arteterapia-SPAT.

O Evento foi uma grande celebração criativa, sensível, dinâmica e construtiva.

A Associação Catarinense de Arteterapia - ACAT,  esteve representada pela Presidente: Sonia M. B. Tommasi, pela Vice-Presidente: Mariléa B.H. Loos e pela Relações Públicas: Edeltraud Fleischmann Nering.

A ACAT parabeniza a Presidente da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro,  Lígia Diniz e toda a sua equipe pelo carinho, dedicação, empenho  para a realização e sucesso do evento!





Postado por: Edeltraud Fleischmann Nering
                      Relações Públicas ACAT